FAQ (Perguntas mais Frequentes)


1 - Como faço para colocar meu filho(a) na lista de espera das creches municipais?

 

Para inserir o nome de seu filho(a) na lista de espera das creches municipais você precisa se dirigir até a Secretaria de Educação, no setor da Central de Vagas e solicitar a inserção. São necessários os seguintes documentos: CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA CRIANÇA; CARTÃO DO SUS; COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA. Não é necessário cópia dos documentos, apenas os originais para conferência. O endereço da Secretaria de Educação é Rua Bruno Sargiani, 100 – Vila Rica. O horário de atendimento da Central de Vagas é das 7h30 às 16h30, de 2ª à 6ª feira.

 
 

2 - Posso escolher a creche que quero aguardar a vaga para meu filho(a)?

 

Sim. A escolha da creche fica a critério da família e pode ser alterada sempre que necessário. Para esta alteração o responsável precisa se dirigir até o setor da Central de Vagas e solicitar que seja feita a mudança na opção de creche.

 
 

3 - Qual o critério para chamada das crianças que estão aguardando na lista de espera?

 

O único critério que utilizamos para realizar o chamamento para ocupar as vagas nas creches municipais é a data de inserção no sistema. Respeitamos sempre esta sequência de data, portanto quem está esperando há mais tempo será atendido primeiro.

 
 

4 - Como faço para saber qual a posição de meu filho(a) na lista de espera?

 

Para saber a posição de seu filho(a) na lista de espera basta acessar o site da prefeitura www.atibaia.sp.gov.br e clicar no link da Central de Vagas. Você será direcionado para a página da consulta pública. De posse do nome completo e do número do cartão do SUS você pode realizar a consulta e saber a posição de seu filho(a) no momento.

 
 

5 - Por que a posição que meu filho(a) se encontra na lista de espera sofre alteração e algumas vezes acaba mudando de posição?

 

Existem dois casos que, de acordo com a lei, tem prioridade na inserção da lista de espera: crianças deficientes e filhos de funcionários da prefeitura de Atibaia. Sendo assim pode acontecer de uma criança ser inserida depois de você no sistema mas ocupar uma posição a frente da sua. Outra situação que pode influenciar na posição de seu filho(a) na lista de espera é quando uma criança que está há mais tempo na lista de espera solicita alteração na opção de creche. Nestas situações a data de inserção no sistema é mantida e a criança acaba passando à frente de outros que estão aguardando a menos tempo. Importante ressaltar que sempre respeitamos o critério de tempo de espera no sistema, independente da opção de creche portanto quem está há mais tempo aguardando será atendido primeiro.

 
 

6 - Quanto tempo tenho que esperar para conseguir uma vaga nas creches municipais?

 

O sistema da Central de Vagas foi criado para minimizar o tempo de espera para atendimento nas creches trazendo maior agilidade e transparência no processo. O critério utilizado para chamamento das crianças que estão aguardando é sempre o tempo de espera, baseado na data de inserção no sistema. Assim que surge a vaga em creche o sistema localiza qual a criança que está aguardando há mais tempo na lista de espera daquela creche e então entramos em contato com a família para efetuar a matrícula.

 
 

7 - Como é feito o contato com as famílias para informar que surgiu a vaga?

 

A Central de Vagas entra em contato com as famílias através dos dados cadastrados no sistema quando o nome da criança foi inserido na lista de espera. Por isso é muito importante manter sempre os dados cadastrais atualizados. Quando é realizado o chamamento da criança, são feitas três tentativas de contato telefônico em dias consecutivos, se não for possível o contato neste prazo a criança será desativada do sistema e a vaga será oferecida para o próximo da lista.

 
 

8 - Meu filho(a) foi desativado da Central de Vagas, mas agora gostaria de voltar para a lista de espera. Isto é possível?

 

Sim. Para retornar para a lista de espera você precisa comparecer no setor da Central de Vagas e solicitar que o cadastro de seu filho(a) seja ativado novamente. Seu filho voltará para a lista de espera na data em que esta reativação for solicitada.

 
 

9 - Recebi uma ligação informando que surgiu uma vaga para meu filho. Qual o prazo que tenho para realizar a matrícula na escola?

 

Após o contato da Central de Vagas você tem 3 dias para comparecer na escola indicada e efetivar a matrícula da criança. Caso não compareça neste prazo o cadastro de seu filho(a) será desativado do sistema e a vaga será oferecida para a próxima criança da lista de espera.

 
 

9.1 - Outras dúvidas:

 

Para qualquer outra informação, favor procurar um de nossos canais de atendimento: Email: vagascreche@atibaia.sp.gov.br / Telefone: 4414-3428 ou 4414-3429 / Pessoalmente: Secretaria de Educação – Setor da Central de Vagas Rua Bruno Sargiani nº 100 - Vila Rica / Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira das 7h30min às 16h30min.

 
 



Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!